terça-feira, 8 de maio de 2012

ARGYREIA NERVOSA OU TREPADEIRA ELEFANTE


A trepadeira-elefante é uma trepadeira de textura semi-lenhosa, de raízes profundas e crescimento vigoroso, excelente para cobrir caramanchões. Sua ramagem é longa, alcançando cerca de 9 metros de altura. Os ramos são recobertos por uma fina lanugem, assim como a página inferior das folhas. Esta lanugem confere um toque aveludado e uma tonalidade prateada à planta. As folhas da trepadeira-elefante são grandes e cordiformes, de cor verde-escura a acinzentada.
Suas flores são campanuladas, rosa-arroxeadas e muito vistosas. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos surgem no outono e são decorativos, lenhosos, marrons, e em conjunto com as sépatas, também lenhosas, são conhecidos como rosas-de-madeira. As sementes são numerosas, amarronzadas e contêm substâncias alucinóginas e antiinflamatórias. Elas são utilizadas há milhares de anos em rituais espirituais e na medicina Ayurveda.
No paisagismo a trepadeira-elefante é indicada para cobrir estruturas médias e grandes, tais como pórticos, pérgolas e caramanchões. Nestes suportes ela oferece uma sombra fresca e agradável, com suas folhas enormes, bem ao estilo tropical. Também é apropriada para cercas e muros. Por seu porte naturalmente avantajado, não é indicada para vasos ou jardineiras, sob pena de se tornar raquítica e fraca. Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode se tornar invasiva.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e periodicamente irrigado. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente por sementes ou por estaquia. A dormência das sementes pode ser quebrada deixando-as de molho em água por 12 antes do plantio. Germina em cerca de 30 dias.





SEU PODER ENTEÓGENO


Esta planta, também conhecida como Hawaiian Baby Wood Rose (HBWR), Trepadeira Elefante, pertence à família Convolvulaceae e ao gênero Argyreia. É uma trepadeira, que tem folhas com formato de coração, possui flores de coloração rosa, com o interior violeta. Possui sementes peludas de cor marrom, que se formam dentro de varias cápsulas parecendo um fruto marrom. As sementes possuem ergina, um alcalóide que causa efeitos similares aos do LSD. Os efeitos da Argyreia nervosa foram descobertos no Havaí, na década de 1960, sendo muito similares à famosa ololiuhqui dos Astecas (Rivea corymbosa), cujas sementes também possuem ergina, utilizadas em rituais religiosos.
É comum pensar que o nome do princípio ativo é LSA, mas na verdade, LSA se refere às lisergamidas em geral, de tal maneira que o LSD, e a ergina também, é uma LSA; o nome correto do princípio ativo é ergina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário